Folares de Azeite

Pascoa sem folares não é Páscoa. E como tal…mãos à obra que a tarefa é relativamente fácil.

Os folares que vos trago são médios, excelentes para oferecer nesta época festiva. Cá em casa adoramos, sobretudo em fatias torradas e barradas com manteiga ou compota…ou ambos.

E, ainda que preparar massas seja uma tarefa fisicamente exigente, nestes tempos modernos, estamos perdoados se utilizarmos a tecnologia a nosso favor, por isso não há desculpas.

Se tem um robot de cozinha tem meio caminho andado. Por falar nisso, já conhece o Robô de Cozinha SILVERCREST® KITCHEN TOOLS 1300 W/Lidl, com umas magníficas taças de 6,3 litros? É fantástico, prático e resistente. O slogan da marca não podia ser mais adequado: “Nunca foi tão fácil pôr a mão na massa!”. Confirma-se após utilização intensiva.

Com um robot de cozinha pode misturar e bater a massa, integrando os ingredientes pela mesma ordem da receita manual.

Habitualmente, finalizo trabalhando a massa manualmente, numa mesa ou bancada da cozinha. Colocar a mão na massa corresponde à vertente afectiva do processo.. É aquele “amasso” que a convence a crescer e a dar o melhor de si, a força de “estou aqui precisas de mais alguma coisa?”, “vá lá…não me deixes ficar mal”… e não é que resulta?

Vou confidenciar-lhe o meu segredo de amadora…mas fica só entre nós, combinado? Quando pressiona um dedo na massa para os folares e ela recupera a forma original, é sucesso garantido. É a massa a responder-lhe “Não te vou deixar ficar mal”.

O meu pai era uma espécie de Encantador de Massas. Seguia apenas as receitas da minha avó paterna e o seu instinto, e o resultado era fenomenal.

Sorte a minha ser a responsável por lhe passar os ingredientes de que ele ia precisando: farinha, água, etc…aprendi bastante, mesmo sem me aperceber, mas se tivesse a sorte de voltar uns anos atrás no tempo, teria prestado muito mais atenção aos seus ensinamentos…

Anos mais tarde, também eu senti o sussurro do “Encanto das Massas”, nos resultados obtidos e no prazer em desempenhar esta tarefa que poucos gostam…amassar, sovar, sentir a textura…

Certamente que o meu pai deve observar-me com um sorriso nos lábios, lá bem do topo da sua estrelinha. Obrigada Pai!

Ingredientes:

  • 1,400 Kg de Farinha;
  • 350 g de Açúcar;
  • 7 Ovos;
  • 2,5 dl de Leite morno;
  • 2 dl de Azeite;
  • 0,5 dl de Aguardente;
  • 30 g de Fermento de Padeiro;~
  • 1 Colher (chá) de Canela em Pó;
  • ½ Colher (chá) de Erva-doce;
  • 1 Pitada de Sal;
  • Gema de ovo batida para pincelar;
  • Azeite para untar;
  • Farinha para Polvilhar.

Preparação:

Dissolva o fermento no leite morno e deixe repousar durante algum tempo.

Deite a farinha em cima de uma mesa ou bancada da cozinha. Faça um buraco no centro para deitar os ovos, sal, fermento dissolvido, açúcar, azeite, aguardente, canela e erva-doce.

Misture bem de fora para dentro e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos.

Quando a massa estiver pronta, forme uma bola e coloque-a dentro de uma taça polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar num local quente e seco, até atingir o dobro do volume.

De seguida, volte a colocar a massa em cima de uma mesa ou bancada e amasse-a um pouco mais. Divida-a em porções iguais em forma de bola, faça uma cruz no topo (com uma faca bem afiada) e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre elas pois ainda vão levedar.

Cubra com pano e deixe coloque em local quente seco durante cerca de uma hora

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Pincele os folares com gema de ovo batida, polvilhe com açúcar granulado e leve ao forno durante aproximadamente 45 minutos.

Atenção ao topo e base dos folares para não queimarem.

Se começarem a ganhar muita cor no topo, reduza um pouco a temperatura e coloque uma folha de papel de alumínio sobre os mesmos para não queimarem.

Quando estiverem prontos, retire e deixe arrefecer.

Uma Páscoa Feliz!

A Filha

Espreite algumas das nossas receitas para a Pascoa nos links abaixo:

(Visto 1 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.