Há sabores que se transformam em memórias e que nos acompanham por toda uma vida. Este bolo é um desses casos. O bolo de banana da minha querida tia Laura, ou o bolo da formiguinha, como é conhecido na família, em referência aos minúsculos pontos negros que a banana origina na massa do bolo (há-de reparar!).
Para além de ser muito saboroso, é um bolo que faz as delícias da criançada e é também uma forma de aproveitamento daquelas bananas muito maduras de que quase ninguém gosta.
Um especial agradecimento à minha tia Laura, uma mulher fantástica e determinada, que teve a generosidade de partilhar connosco esta receita que tem tanto de simples como de especial.
Ingredientes:
- 3 Chávenas de açúcar;
- 4 Chávenas de farinha de trigo;
- 1 Chávena de banana madura esmagada;
- 1 Chávena de óleo/azeite (pode reduzir para ¾ de chávena se preferir);
- 1 Chávena de “leite azedo”*;
- 2 Ovos inteiros;
- 1 Colher de chá de bicarbonato;
- 1 Colher de chá de baunilha;
- 1 Colher de chá de fermento.
Preparação:
*Prepare o “leite azedo”, levando o leite ao micro-ondas para o aquecer ligeiramente. Retire e adicione umas gotas de sumo de limão. Reserve.
Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Em seguida bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Junte a banana esmagada (batendo muito pouco).
Acrescente a farinha, o fermento e o bicarbonato alternando com o óleo/azeite e o “leite azedo”.
Verta a mistura para a forma e leve a assar em forno médio durante cerca de 40 minutos. Confirme se está cozido fazendo o teste do palito.
Retire e delicie-se!
Bom apetite!
A Filha (e Sobrinha)
Veja outras receitas clicando nos links abaixo: