Esta receita foi-nos enviada pela amiga Maria do Rosário, directamente da Pedra do Ouro, concelho de Alcobaça, terra de reconhecimento oficial da Pera Rocha.
Esta pera deve o nome ao Sr. Pedro António Rocha, que a promoveu junto dos amigos, tradicionalmente durante o mês de Setembro, para degustar a qualidade invulgar e única dos frutos nascidos de uma robusta e misteriosa Pereira existente na sua fazenda na região oeste de Portugal.
90 Anos depois, este fruto teve reconhecimento oficial devido à sua beleza, sabor e capacidade de conservação. Ganhou fama por cá e além-fronteiras enquanto representante oficial de Portugal (DOP- Denominação de Origem protegida).
Passemos então à receita.
Ingredientes:
- 9 Peras Rocha (nem muito maduras, nem muito verdes);
- 300 ml de Vinho Tinto;
- 300 ml de água;
- 5 Colheres (de sopa) de açúcar aproximadamente;
- 3 Paus de canela;
- 9 Cravinhos;
Preparação:
Escolha as peras cuidadosamente. “Nem muito maduras, nem muito verdes. Devem ter de preferência o pezinho, para ficarem mais bonitas” (cit. MR).
Retire a casca das Peras (deixando o pedúnculo intacto) e coloque-as num tacho juntamente com os restantes ingredientes. Tape e leve a cozer em lume brando.
Vire-as cuidadosamente para que não fiquem com diferentes tonalidades, agarrando-as pelo pedúnculo e girando-as com a ajuda de uma colher de pau ou silicone, (sugestão da nossa amiga para que não fiquem marcadas). Rectifique o açúcar.
Devem ficar envolvidas em calda abundante pelo que, se necessário, pode acrescentar um pouco de vinho/água ao tacho durante a cozedura.
Quando estiverem prontas, retire-as para uma taça. Acrescente a calda que deve assemelhar-se a um xarope.
Se pretender, junte um cálice de Vinho do Porto à calda após retirar as peras.
Têm um aspecto delicioso não têm?
Testámos e aprovámos. Maria do Rosário, muito obrigada pela partilha da receita e pelas fotos que a acompanham.
Beijinhos para a Pedra do Ouro – Alcobaça.
E você? Tem alguma receita que queira partilhar connosco? É só enviar-nos por email, mensagem privada (Facebook) ou através dos comentários no final de cada artigo do nosso blog. Com ou sem fotografia, como preferir.
Até breve!
A Filha
Espreite nos links abaixo algumas das nossas receitas: