Panacota ou “Panna Cotta” é um doce típico da região de Piemonte, no norte de Itália. É uma espécie de pudim que deve ser servido com um molho que contrabalance com a sua doçura.
Quase um camaleão das sobremesas, permite mil e uma variações na decoração e nos molhos. Nas fotos podem ver algumas das nossas experiências com caramelo, baunilha, chocolate ou frutos vermelhos.
O coração de Panacota foi a nossa inspiração para o dia dos namorados. Utilizámos formas pequenas forradas com película aderente (Glad) para desenformar mais facilmente.
Como pretendíamos cores fortes, utilizámos corante vermelho líquido para fazer o degradê, levando ao congelador, para solidificar, cada camada. Pode conseguir um efeito muito semelhante utilizando framboesas (ou outro fruto vermelho) para conseguir a tonalidade desejada.
Assim que solidificar desenforme ainda congelado e deixe no frigorífico algumas horas. Certifique-se que ao servir, a panacota não está congelada.
As formas em formato de coração, de vários tamanhos, são fáceis de encontrar em vários supermercados, lojas de cakedesign ou lojas chinesas.
Ingredientes:
- 1 L de natas
- 1 Lata de Leite condensado
- 10 Folhas de gelatina incolor
Preparação:
Leve ao lume as natas com o leite condensado e deixe ferver. Vá mexendo para não queimar.
Amoleça as folhas de gelatina em água fria, esprema-as e dissolva-as numa tacinha com um pouco da mistura das natas.
Quando as natas e o leite condensado estiverem a ferver, retire do lume e junte a gelatina hidratada mexendo bem.
Verta para uma forma e coloque no frigorífico durante a noite para solidificar (mínimo 6 horas).
Para facilitar, coloque a forma numa taça com água quente durante alguns segundos e desenforme para um prato. Coloque no frigorífico.
Antes de servir decore com molho de chocolate, caramelo ou frutos vermelhos ou outro da sua preferência.
Bom apetite!
A Filha