Maria do Carmo, Princesa da Serra – Bonecas Senhorinhas

Maria do Carmo surge como uma homenagem a uma das minhas bisavós e à cidade que a viu nascer, Gouveia, a Princesa da Serra, situada a 700m de altitude, na encosta noroeste da famosa Serra da Estrela.

Maria do Carmo dá vida ao traje de pastora, em representação da actividade económica mais relevante da região durante anos, que alimentava entre outras a industria dos lanifícios, principalmente nos séculos XIX e XX, em que a cidade foi um vector de desenvolvimento da indústria têxtil.

Este traje é adequado ao inverno rigoroso da região. A mulher serrana usa uma saia comprida e rodada com um avental. Uma camisa de linho de cor natural, um corpete e um lenço de algodão na cabeça. Usa ainda uma capa, a tradicional capucha, feita em burel e surrobeco (que são tecidos grosseiros manufacturados nos teares da montanha). Calça socas de madeira com pele de carneiro.

Não é à toa que o nome da cidade significa local de satisfação ou prazer. Gouveia é um local fantástico para relaxar e entrar em sintonia com a natureza. Desfrutar de paisagens com panorâmicas de 180° de cortar a respiração nos mirantes da cidade. Deleitar-se a observar o vale do Mondego, com o horizonte recortado pelas silhuetas montanhosas da região.

Refrescar-se nos vários ribeiros e riachos de água fresca e cristalina. Conhecer a nascente do maior rio Português, o Rio Mondego, no Parque Natural da Serra da Estrela e … contar as estrelas do céu de uma das cidades com o ar mais puro de Portugal, também conhecida como cidade jardim.

Vai poder constatar a amabilidade das gentes e degustar as iguarias da região… o pecaminoso queijo da serra, as famosas morcelas de Gouveia, a aguardente de zimbro entre outras iguarias que não o vão deixar indiferente.

Visite Gouveia!

“Um produto feito à mão é vivo, exclusivo e encantador.”

Conheça algumas das nossas bonecas Senhorinhas clicando nos nomes abaixo.

Maria Mulata- Baiana;

Maria Aparecida – Baiana;

Araci – Baiana;

Núbia – Mãe Negra Africana;

Asha – Índia;

Touro Bravo e Nuvem Azul – Caçadores de Sonhos;

Ofélia- Dama Antiga;

Sakura – Gueixa Japonesa;

Carmen Miranda;

Noiva;

Zaida e Lara;

Helena – A Mãe;

Alejandra – A Peruana.

A Filha

(Visto 665 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.