Mais uma experiência, desta vez apresentamos-lhe Emília, a nossa boneca de Juta.

Para a fazer necessita dos seguintes materiais:
– Tecido e cordão de juta;
– 2 esfera de esferovite com cerca de 20 e 6 cm de diâmetro);
– Tecido florido;
– Agulha e linha;
– 1 copo de Trinca ou arroz;
– Enchimento para almofadas;
– Cola de silicone;
– Agulha e linha.
Faça um molde de um corpo (cilíndrico) com 25 cm de altura. Deixe cerca de 13 cm de largura na base e 9 cm de largura nos ombros. Cosa as partes, à excepção do fundo, deixando uma pequena abertura na zona do pescoço. Corte duas rodelas de 9 cm, sobreponha-as e cosa-as ao fundo do corpo. Vire-o deixando as costuras para dentro.
Encha o corpo com a trinca e preencha o espaço restante com a espuma de enchimento. Cosa a abertura junto aos ombros.
A saia é feita com três folhos com cerca de 10 cm de altura cada, dois em juta e um num tecido florido a seu gosto. Se fizer os folhos dobrados, a saia ganha volume e fica mais bonita. Cada folho tem 60 cm de largura.
Forre as esferas com o tecido de juta, puxando bem até que os rostos fiquem bem lisos, cosendo o tecido na parte de trás. Cosa a cabeça aos ombros.
Para fazer o lenço da cabeça, corte uma circunferência com cerca de 17 cm, alinhave e franza. Faça uma espécie de cinta, com cerca de 2 cm de largura e com o diâmetro da cabeça e prenda-a à circunferência. Cole-o à cabeça com cola de silicone rematando com um laço em tecido.
O cabelo é feito com o cordão de juta, prendendo-o com cola de silicone.
Faça um rolinho de vários fios de juta, com cerca de 35 cm de comprimento e una-o em círculo. Prenda-o atras dos ombros e amarre-o com fios de juta na zona das mãos, conforme a fotografia.
A parte de cima do vestido é feita com duas tiras em forma de V com 5 cm de largura cada.
Faça uma trouxa em juta para formar o corpo do bebe, preencha com um pouco de enchimento e cole a esfera de esferovite pequena. Cole um pouco de renda à volta da cabeça do bebe para imitar uma touca e coza-o aos braços da boneca.
A sua boneca está pronta, pode finalizar colocando outros adereços à sua escolha. Nós optámos por um simples colar.
Mãos-à-obra!
A Mãe