Coscorões

Os coscorões são fritos tradicionais portugueses, polvilhados com açúcar e canela. Fazem-se habitualmente pelo Natal e, em alguns locais, também pelo Carnaval. Estaladiços e ligeiramente doces, derretem-se na boca provocando o deleite de quem os prova. Podem ter vários formatos, mas nós preferimos fazê-los retangulares.
Esta receita de Coscorões está na nossa família há muitos anos e como dizia a minha avó, “numa boa receita não se mexe”.

Comece por separar e verificar os ingredientes. Quem nunca começou um bolo e verificou, a meio, que faltava algum ingrediente?

Ingredientes:

  • 1,5 dl de sumo de laranja;
  • 1,5 dl de azeite;
  • 2 ovos;
  • 500 g de farinha de trigo;
  • Açúcar q.b. para polvilhar os fritos;
  • Farinha q.b. para polvilhar a massa.

1. Misture o sumo de laranja com o azeite e os ovos e bata muito bem.

2. Deite a farinha sobre a mesa, fazendo uma cavidade ao meio, e deite ai o batido preparado no ponto 1. Amasse até obter uma massa que possa ser estendida com o rolo. Acrescentando aos poucos, a farinha que for necessária.
Forme uma bola e deixe repousar de 1 a 2 horas.

3. Estenda a massa com um rolo, polvilhando sempre que necessário com farinha para não colar. Estenda a massa até ficar com uma espessura muito fina (quase translucida).

4. Corte retângulos/tiras (ou outro formato que preferir). Não se preocupe se não ficarem muito certas (cá em casa gostamos que fiquem de diferentes tamanhos). Faça dois cortes no centro com uma faca e frite, de imediato, em óleo bem quente e abundante. Coloque poucas quantidades na fritadeira para que a massa possa inchar. Nesta altura um par de mãos extra será de grande ajuda, pois o ideal é que, enquanto uma pessoa estenda e corte a massa a outra a frite de imediato.

5. Quando os coscorões ficarem douradinhos, vire-os para fritarem do outro lado. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os num tabuleiro, forrado com papel absorvente. Polvilhe com açúcar e canela q.b..

6. Coloque-os de forma harmoniosa numa das suas taças favoritas e estão pronto a servir.

Como pode ver na fotografia acima, não abusamos de açúcar e canela, colocamos apenas o suficiente. Os coscorões não são um doce enjoativo e são uma excelente alternativa para quem não aprecia as tradicionais filhós.

Esta receita rende imenso.
Este doce é um dos nossos preferidos. Difícil é comer apenas um…

Bom apetite!

A mãe

(Visto 226 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.