Decoração de Natal – Na.tal quadra

O Natal é para mim uma época mágica, talvez porque a minha família sempre me assegurou uma quadra de tradições fortes. Em criança, vibrava com a procura dos chocolates escondidos entre os ramos das árvores e os enfeites de natal, o regresso da missa do galo (altura em que o pai Natal aproveitava para se esgueirar pela nossa chaminé e colocar alguns presentes nos nossos sapatinhos) e a panóplia de doces que eram colocados sobre a mesa.

Sempre foi um natal de partilha e entreajuda: entre vizinhos trocavam-se couves, batatas e outros por troncos de natal e travessas de formigos, ofereciam-se cabazes e presentes aos mais necessitados, convidavam-se desconhecidos para a ceia de natal…um sem fim de rituais carregados de significado, resultantes da junção das tradições vividas nas origens da família, do lado materno e paterno.
Adoro a transformação que ocorre nos cenários dos nossos lares e cidades com as decorações natalícias, as músicas de natal, os aromas inebriantes da época…e sobretudo o sentimento de solidariedade que se encontra reforçado nesta altura.

Ainda hoje, mesmo com alguns lugares vazios na mesa, recordamos os tempos idos com um sorriso nos lábios, e brindamos às memórias felizes, passadas e futuras.

Se vai receber a sua família e/ou amigos neste natal e quer tornar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante, deixamos-lhe algumas sugestões e conselhos para o fazer. Se estiver sozinho, decore-a, para si e sinta o aconchego da magia desta quadra.

A decoração que lhe mostramos será apenas em branco e dourado, salpicado pelo verde do pinheiro…vamos ter um Natal definidamente nevado por estas bandas.

Na nossa família decoramos a casa no dia 01 de Dezembro e só retiramos a decoração após o Dia de Reis.

Uma coroa de Natal na porta de entrada, traz a magia da época aos olhos de quem nos visita.

 

Veja como ficou o nosso pinheiro de natal nevado…

Na árvore de natal, para reforçar o efeito de neve, utilizamos guirlandas ou grinaldas (como habitualmente são designadas em Portugal) de penas, que colocámos entre os ramos da árvore para preencher os espaços.

Quando colocar as luzes na Árvore de Natal, ligue-as para verificar se a árvore se encontra iluminada uniformemente. Use e abuse de luzes, para nós, são elas que dão vida à Árvore de Natal. A quantidade de luzes depende da densidade dos ramos da árvore e dos enfeites que vai utilizar. Gostamos de elevar a Árvore de Natal, montando-a sobre uma plataforma. maior e permite-nos decorar a base com tudo o que desejarmos.

Confesso que somos viciadas em papéis de embrulho. Não lhes resistimos. Acabamos sempre por utilizar os presentes (verdadeiros e falsos), em cores coordenadas, como decoração. Todos os anos alguém recebe como presente uma caixa vazia. É quase uma tradição familiar.

 

Gostamos de caprichar nos papéis de embrulho, nas fitas e de personalizar as etiquetas… afinal o carinho que colocamos no detalhe da embalagem também é parte do presente.
E quando a família se junta…

Atenção aos detalhes…por mais pequenos que sejam, são eles que marcam a diferença.

A delicadeza do cristal numa lembrança natalícia de tempos felizes em Praga, na República Checa.

 

O centro de mesa e o pinheiro artificial colocado sobre a lareira, bem como o arranjo de Natal do hall de entrada, destacam-se com as grinaldas de luzes que lhes colocámos. O centro de mesa também é iluminado por baixo do espelho, conferindo-lhe um efeito “flutuante”. A bola de Natal iluminada é um apontamento de charme na decoração.

Se acender todas estas luzes irá obter um efeito fantástico e muito aconchegante…quase mágico.

O casalinho da fotografia seguinte foi um presente de uma senhora muito especial e remete-nos aos natais com neve do local onde cresci. O pormenor da lamparina é encantador.

 

Estes Anjos de Natal, nas versões dourada e prateada, são feitos com muito carinho por nós. Na realidade são muito simples de fazer.

 

Os corrimões ficam muito bonitos decorados com ramos de pinheiro ou azevinho. O pinheiro verdadeiro é bem mais bonito mas, na sua ausência, existem actualmente modelos artificiais, igualmente bonitos, e bem mais práticos de manusear e conservar.

Nas nossas casas, a decoração natalícia também chega à cozinha. Exemplo disso é esta cortina de Natal (ideia da minha mãe). A meio do cortina, colocámos uma barra com motivos de natal, em tons de vermelho e dourado.

Sinceramente, não sei se alguém terá uma cortina de natal…por isso podem ver como vibramos com o natal na nossa família.

 

Repare como fica bonita decorada com uma grinalda de azevinho iluminada…a preparação da ceia de natal será certamente mais divertida e aconchegante.

Manda a tradição que toda a família se envolva e colabore na preparação da ceia de Natal…bem, quase toda.

Espero que tenha gostado destas sugestões, tanto quanto nós gostámos de as preparar.

Tenha um Feliz Natal!

A filha

Para conhecer algumas ideias e as nossas decorações de Natal clique nos nomes:

(Visto 270 vezes, 1 visitas hoje)

2 Comentários

  1. Tiago Novembro 11, 2018 at 12:29 pm

    Fantástica decoração!

    Responder
  2. helia Novembro 12, 2018 at 12:06 pm

    Adorei tudo. Fantástico!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.