O que dizer do pastel de bacalhau versus bolinho de bacalhau que não tenha sido já dito?
Prato de honra da gastronomia portuguesa. Uma receita simples, tradicional, da qual todos falam e poucos conseguem o resultado perfeito.
Deixo-vos o resultado e testemunho da minha experiência gastronómica enquanto amadora, porém convicta de que a cozinha é, antes de mais, um dom que se traz no coração. O qual, se acrescentarmos entrega e treino, ganha regras e perde limites.
Ingredientes:
- 500 g bacalhau cozido;
- 300 g batatas;
- 3 dl leite;
- 4 ovos;
- Salsa picada q.b.;
- Pimenta branca moída q.b.;
- Sal q.b.
Preparação:
Retire as espinhas ao bacalhau e desfie-o à moda antiga, friccionando-o no meio de um pano. Acredite que este pormenor vai contribuir para o seu sucesso, dando textura e retirando a água em excesso ao bacalhau.
Numa taça, misture o bacalhau e as batatas esmagadas. Adicione o leite e as gemas misturando com uma colher de pau até obter uma massa homogénea.
Tempere com a pimenta branca e sal.
Entretanto bata as claras em castelo e envolva-as no preparado com um raspador, juntamente com a salsa picada.
Prove e retifique os temperos, se necessário.
Em seguida, com a ajuda de duas colheres de sopa modele a massa em formato de bola de rugbi, oval e pontiaguda. Consegue este formato transferindo a massa de uma colher lateralmente para a outra e apertando ligeiramente durante o processo.
Capriche porque os olhos também comem.
Frite os pastéis à medida que os vai moldando em óleo/azeite muito quente, deixando-os a escorrer num passador e colocando-os posteriormente em papel absorvente para retirar o máximo de gordura que consiga.
Sugiro que os sirva acompanhados de si próprios, de um arroz malandrinho de tomate ou grelos, ou de uma salada verde.
Bom apetite!
A Filha
Para conhecer outras receitas com bacalhau clique nos links abaixo: