Originária da corte francesa do século XVI, esta receita tem por base uma massa choux caracterizada por ser oca no interior. Requintada como só a pastelaria francesa sabe ser e surpreendentemente delicada e pouco doce.
Ingredientes:
- 2,5 dl de água;
- 50 g de margarina;
- 175 g de farinha;
- 4 a 5 ovos;
Sal q.b..
Para o recheio:
- 2 dl de natas (bem frescas);
- 2 colheres de sopa de açúcar.
Para o molho de chocolate:
- 100 g de chocolate em barra (pantagruel preferencialmente);
- 30 g de margarina;
- 1,5 dl de leite.
Preparação:
Num tacho, leve a água ao lume com a margarina e uma pitada de sal.
Espere que a margarina derreta completamente e toda a superfície esteja a ferver.
Retire do lume e junte a farinha de uma só vez, batendo energicamente com uma colher até a massa formar bola e se descolar do tacho (esta fase dita uma parte do sucesso dos profiteroles).
Coloque a massa sobre a bancada e amasse com as mãos até ficar morna.
Ligue o forno e regule-o para os 170 °C.
Coloque a massa numa taça e vá adicionando os ovos um a um. Pode amassar com a batedeira mas nos preferimos amassar com a mão. Junte o ovo seguinte apenas quando a massa tiver absorvido completamente o anterior.
A massa está pronta quando cai das mãos formando uma fita.
Transfira a massa para um saco de pasteleiro com um bico largo e redondo e deixe repousar algum tempo no frigorífico.
Unte um tabuleiro com margarina e forre-o com papel vegetal. Com a ajuda do saco pasteleiro ou com uma colher, molde bolas sobre o mesmo e leve ao forno até a massa ficar dourada (cerca de 20 minutos).
Nós gostamos de fazer os profiteroles pequenos mas são mais difíceis de rechear pelo que pode fazê-los com cerca de 3 centímetros.
Deixe um espaço entre eles, para não colarem.
Quando os profiteroles estiverem prontos (inchados e douradinhos) desligue o forno e deixe a porta entreaberta para a massa secar.
Entretanto prepare o chantilly e o molho de chocolate.
Para o chantilly, bata as natas, que devem estar bem frescas até começarem a espessar. Adicione o açúcar gradualmente e continue a bater até estarem firmes. Reserve no frigorífico.Entretanto, parta o chocolate e a margarina em pedaços e junte o leite.
Leve ao microondas cerca de 50 segundos. Mexa com uma vara de arames até obter um molho homogéneo e deite-o numa molheira.
Quando os profiteroles estiverem completamente frios, abra-os no fundo ou na lateral e recheie-os com as natas, utilizando um saco de pasteleiro.
Cubra-os com o molho de chocolate.
Nota: Esta massa pode ser congelada antes de ir ao forno em formas de silicone para cakepops (em forma de meia-Lua) para futuras utilizações.
Bom apetite!
A Filha