Risotto combina com frio. E como tal, sugerimos-lhe um risotto de camarão e leite de coco para a(o) deixar quentinha(o).
Não é difícil confeccionar um prato de risotto, e com a prática, verá que se torna muito simples e versátil, pela variedade e combinações de ingredientes que pode utilizar.
Arbório, Carnaroli e o Vialone Nano são as qualidades de arroz mais conhecidas. O Carnaroli é o nosso favorito, pelo tamanho do grão e pela concentração de amido.
Um bom risotto necessita de ingredientes de boa qualidade. Deixamos-lhe quatro regras de ouro para obter um bom resultado: o grão do arroz nunca deve ser lavado para que o amido o deixe mais cremoso; o vinho utilizado deve ser de boa qualidade, para perfumar o arroz e não lhe conferir um sabor desagradável; a manteiga nunca deve ser substituída por margarina e por fim, o caldo deve ser feito por si, evitando os de compra.
Ingredientes:
- 2 Chávenas (chá) de arroz para risotto, aproximadamente 300 g;
- 200 ml de Leite de Coco;
- 400 g de camarão limpo e sem casca (variável consoante o gosto);
- 1/2 Chávena (chá) de parmesão ralado;
- 4 Colheres (sopa) manteiga;
- 4 Colheres (sopa) de azeite;
- 1 Cebola média picada;
- 2 Dentes de alho picados;
- 200 ml de vinho branco seco (de boa qualidade);
- 2 Tomates pequenos sem sementes cortados em cubos;
- 1 Litro de caldo de camarão (aproximadamente);
- Malagueta q.b.;
- Sal e pimenta a gosto;
- ½ Limão.
Preparação:
Descasque o camarão. Ferva durante algum tempo as cabeças e cascas. Coe e reserve o caldo. Retire a espuma que se forma na superfície do caldo evitando a gordura que aí se acumula.
Tempere o camarão com sal, pimenta e limão e deixe marinar durante 10 minutos.
Numa frigideira, coloque duas colheres de manteiga, duas de azeite e o alho esmagado. Deixe aquecer e refogue os camarões até ficarem rosados. Reserve.
Numa panela, faça um refogado com as duas colheres restantes de manteiga e de azeite e deixe alourar.
Quando a cebola estiver dourada, acrescente o arroz e mexa. O arroz não deve fritar, mas deve absorver a manteiga e o azeite.
Em seguida, deite o vinho branco e mexa. A temperatura não deve estar muito elevada (a titulo de exemplo nós utilizamos a potência 5 numa placa de indução).
Acrescente aos poucos o caldo, por conchas, até que o arroz esteja “al dente”. Atenção que o caldo deve estar quente (nós mantemos o caldo ao lume para o manter quente enquanto fazemos o risotto). Mexa o arroz após acrescentar o caldo.
Tempere com sal, não esquecendo que os camarões já estão temperados.
Quando o arroz estiver “al dente” deite o leite de coco e o tomate e mexa. Atenção ao ponto de cozedura do arroz, porque vai acabar de cozer na panela.
Rectifique os temperos.
Retire do lume e adicione o camarão e o queijo, envolvendo-os no arroz.
O seu risotto está pronto a ser saboreado.
Bom apetite!
A Filha