Ervilhas tortas guisadas com chouriço, acompanhadas de pão torrado e ovo escalfado

Sabem aqueles dias em que saímos tarde do trabalho e não sabemos o que preparar para o jantar? Pois é!… hoje foi um desses dias. Felizmente, ao abrir a porta do frigorífico, deparei-me com umas caixinhas de ervilhas tortas que me inspiraram a preparar este jantar…ervilhas tortas com chouriço, acompanhadas de pão torrado e ovo escalfado.

Na verdade, este prato está para a minha família como o Ratatouille está para as famílias francesas.

A minha avó Emília, tinha o dom de transformar um simples guisado num abraço, aconchegante como todos os guisados que se prezam devem ser. Tenho saudades dos seus mimos e do carinho do seu tempero…

Este prato é rápido e simples de confeccionar, a sua simplicidade é o seu maior trunfo.

Se ainda não está convencida(o) com a nossa escolha, saiba que para além de saborosa e versátil (pode ser consumida crua, cozida, guisada ou salteada), esta ervilha é rica em cálcio, fibra, potássio, vitaminas C, E e K. É antioxidante e menos calórica do que as tradicionais ervilhas.

Ingredientes:

  • 500 g de ervilhas (2 caixas);
  • Ovos q.b.
  • 1 cebola pequena;
  • 2 alhos;
  • 4 colheres (sopa) de Polpa de tomate;
  • 1 tomate sem pele;
  • Vinho branco (aproximadamente 2 cálices);
  • Chouriço q.b.;
  • 2 cenouras;
  • Sal e pimenta q.b.;
  • Salsa q.b.;
  • Azeite q.b.;

Preparação:

O primeiro passo é tirar o “fio” às ervilhas. Quebre a ponta e tire o “fio” das laterais, vai ouvir um “crac” característico da sua frescura.

Faça um refogado com a cebola, os alhos picados, as cenouras às rodelas, a salsa e o azeite. Quando o refogado começar a alourar, coloque o equivalente a duas rodelas de chouriço partidas aos cubinhos e deixe alourar.

Coloque o tomate, partido aos pedaços, e a polpa de tomate. Mexa e adicione o vinho branco. Deixe apurar um pouco.

Coloque as ervilhas, tempere com sal e cubra com água. Tape e deixe guisar, mexendo ocasionalmente com cuidado para não partir as vagens. Quanto estiverem quase guisadas adicione o chouriço às rodelas. Não deixe cozer demasiado, para que mantenham a sua textura.

Quando pronto, acompanhe com pão torrado e ovo escalfado.

 

Ovos escalfados:

Na receita original da minha avó os ovos eram escalfados junto às ervilhas mas eu opto sempre por escalfá-los à parte para controlar melhor o tempo de cozedura.

Para ambos necessita de um tacho com água a ferver (sem sal).

Com película aderente:

Vantagem: pode escalfar vários ovos de cada vez.

Desvantagem: Utilização de película aderente a altas temperaturas.

Experimentei pela primeira vez a técnica de escalfar o ovo dentro de uma bolsa de película aderente. Tenho de confessar que o meu ovo escalfado sem película dá 10 a 1 ao ovo escalfado com película…e sinceramente preocupa-me a utilização da película aderente a altas temperaturas.

Contudo pode observar a foto se não conhece a técnica.

Corte um quadrado de película aderente e forre uma taça. Coloque um fio de azeite, o ovo, sal e pimenta q.b.. Forme uma bolsa com o ovo dentro, retire o máximo de ar que conseguir e amarre. Coloque na água a ferver que deve tapar por completo a bolsa. Retire quando a clara ficar branca  (3 a 4 minutos) e corte delicadamente a bolsa, libertando o ovo.

 

Sem película aderente:

Vantagem: ficam esteticamente mais bonitos na minha opinião.

Desvantagem: é aconselhável escalfar um ovo de cada vez.

Quando a água ferver baixe ligeiramente a temperatura (eu não coloco vinagre na água). Com uma vara de arames faça um remoinho no centro do tacho e deite o ovo delicadamente.

O ovo está escalfado quando a clara estiver perfeitamente definida (cerca de 3 a 5 minutos).

Retire com uma escumadeira e coloque em papel absorvente. Tempere a gosto com sal e pimenta e sirva de imediato por cima de uma fatia de pão torrado.

Refinadamente simples…simplesmente delicioso!

Bom apetite!

A Filha

Conheça outras receitas tradicionais clicando nos links abaixo:

(Visto 1.358 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.