Sabe aqueles dias em que recebemos visitas inesperadas e não estamos preparadas(os) nem temos muito tempo para confeccionar a refeição? Ou quando simplesmente não nos apetece cozinhar, mas gostaríamos de comer uma refeição saborosa? ou quando temos de levar uma iguaria para uma festa de amigos e não sabemos o que fazer?…
Pois bem, esta receita é destinada a esses dias.
Temos de confessar que, quando a preguiça é meeeesmo muita, utilizamos massa quebrada de compra e nesta situação, para além da base, colocamos-lhe uma cobertura, como pode verificar na fotografia.
Pode optar por confeccionar a massa (para nós fica mais saborosa), mas a escolha é unicamente sua.
Esta tarte de atum é servida morna (para que o recheio solidifique) acompanhada de uma salada da sua preferência.
Ingredientes:
Para a massa (apenas para a base):
- 200 g de farinha de trigo;
- 100 g de margarina;
- 1 Ovo;
- 1 Colher (sopa) de leite;
- Sal q.b.
- Margarina para untar;
Para o recheio:
- 50 g de margarina;
- 50 g de farinha de trigo;
- 0,5 l de leite;
- 4 Ovos cozidos;
- 2 Latas de atum – mínimo (110 g cada aprox.);
- 4 Colheres (sopa) de maionese.
- Sal, pimenta e noz-moscada q.b.;
- Sumo de limão q.b.;
Preparação:
Massa:
Amasse manualmente todos os ingredientes, começando pela farinha, a margarina à temperatura ambiente, o ovo, o leite e a pitada de sal. Deixe repousar cerca de 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e forre a tarteira previamente untada. Reserve.
Recheio:
Derreta a margarina num tacho. Junte a farinha e mexa.
Acrescente o leite quente em fio, mexendo sempre, deixando ferver um ou dois minutos para engrossar.
Retire do lume, misture a maionese e tempere ao seu gosto com sal, pimenta, noz-moscada e umas gotas de limão. Deixe arrefecer.
Entretanto, escorra o óleo/azeite do atum utilizando um passador e descasque os ovos cozidos, cortando-os às rodelas finas.
Inicie a sua tarte dispondo as rodelas de ovo sobre a massa uniformemente formando uma primeira camada.
O atum é colocado sobre o ovo, formando a segunda camada.
Finalize, deitando o recheio sobre as camadas.
Leve ao forno a 180°C cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura pois os tempos podem variar ligeiramente consoante os fornos e os programas utilizados. Se começar a dourar muito depressa, cubra com papel prata até a massa estar cozida.
Retire e deixe arrefecer. Sugerimos-lhe que decore a tarte com rodelas de ovo cozido.
Nota:
Se optar por comprar a massa, não precisa de untar a tarteira. Pode utilizar o papel vegetal onde a massa vem enrolada, cortando apenas o excesso com uma tesoura.
Una a massa da base com a da cobertura e enrole as bordas, decorando-as com a ajuda de um garfo. Pincele com gema de ovo e leve ao forno.
Experimente e conte-nos como correu a sua experiência.
Bom apetite!
A Filha