Aromatizado com canela e erva-doce, o folar é presença obrigatória nesta época.
Pode sempre optar por compra-lo….mas não é a mesma coisa.
Ingredientes:
- 40 g fermento de padeiro;
- 500 g farinha de trigo;
- 100 ml leite morno;
- 100 g açúcar;
- 75 g margarina;
- 1 Colher de café de canela;
- 1 Colher de café de erva-doce em pó;
- 1/2 Cálice de aguardente;
- 2 Ovos;
- Sal q.b.;
- Ovos cozidos q.b. para decoração;
- Gema de ovo q.b., para pincelar.
Preparação:
Misture o fermento com 100 g de farinha e o leite morno. Reserve durante alguns minutos.
Coloque a restante farinha numa taça. Faça um buraco no centro e adicione a mistura com o fermento seguida do açúcar, a margarina cortada aos cubos, a canela, a erva-doce, a aguardente, os ovos levemente batidos com um garfo e uma pitada de sal.
Amasse muito bem até que a massa se separe da taça. Retire-a para uma bancada e bata-a umas 20 vezes para obter uma consistência fofa e elástica.
Volte a colocar a massa numa taça, polvilhe com farinha, tape com película aderente e coloque num local quente. Após uma a duas horas ela irá duplicar de volume.
Divida a massa em duas bolas reservando um pouco para a decoração. Coloque os ovos cozidos no centro, rodeados por uma pequena trança. Cubra os ovos com papel de alumínio.
Coloque no forno a 200º C durante cerca de 30 minutos. Ao fim de 10 minutos, cubra o folar com papel de alumínio para não queimar.
Quando faltarem cerca de 5 minutos, retire os tabuleiros, pincele com gema de ovo, retire o papel de alumínio dos ovos e volte a colocar os folares no forno para ficarem douradinhos.
O resultado está á vista.
Bom apetite!
A Filha