Quartos para crianças

O tempo passa rapidamente e o seu bebé está a crescer e a entrar numa nova fase.

Está na hora de pensar num quartinho só para ele, aconchegante para lhe permitir descansar e dormir tranquilamente e estimulante o suficiente para potenciar o seu desenvolvimento e criatividade através de mil e uma brincadeiras na descoberta de um mundo de coisas novas.

Envolva o seu filhote/filhota na decoração e vai conseguir um espaço surpreendente.

Claro que o quarto tem de ser lindoooo, mas deve privilegiar também o conforto, organização e fácil higienização. Espaços de arrumação nunca são demais, para guardar as roupas, brinquedos, livros e outros materiais. Terá vantagens em optar por móveis com várias funcionalidades para a optimização do espaço, como camas com gavetas, baús, mesas de estudo com gavetas, armários, prateleiras e muitos nichos.

Os revestimentos e elementos decorativos devem ser de fácil higienização, desde o pavimento às tintas e/ou papel de parede, laváveis e muito resistentes, adequados à intensa actividade dos mais pequenotes.

A escolha da cama é igualmente muito importante. Com ou sem grades, de diferentes tamanhos ou extensível.

Apesar de ser financeiramente vantajoso investir numa cama tradicional, o ideal é escolher uma cama onde a criança se sinta bem a dormir sozinha, e as mini–camas são ideais para isso (sem falar nos modelos fantásticos que existem para estas opções, em formato de carro, avião, barco, casinha, entre outros).

Por último mas não menos importante, e fundamental ao entretenimento e desenvolvimento da criança, surgem os espaços lúdicos, com brinquedos e itens decorativos adaptados à sua faixa etária.

Mostramos-lhe algumas ideias que seleccionámos e que podem ajudá-la(o) a criar um ambiente muito harmonioso que será recordado por toda a família por uma vida.

Maria Montessori é autora da teoria de base do modelo dos quartos actualmente designados como quartos montessorianos, que permitem a libertação da criança, de forma a incentivá-la a explorar de forma autónoma o ambiente, estimulando desta forma o seu desenvolvimento. Veja nas imagens seguintes alguns exemplos.

Inspire-se!

Veja também os artigos abaixo, clicando em cima dos nomes:

Hall de Entrada;

Paredes com Personalidade;

Varandas pequenas, as ilustres esquecidas;

Jogo de cadeiras -Diferentes cores e designs;

Cabeceiras de Cama;

Knock, Knock…Portas antigas – Decoração

A Filha

(Visto 614 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.