Hoje deixamos-lhe esta sugestão, uma entrada simples e ao mesmo tempo requintada e deliciosa.
Ingredientes:
(Receita para 4 pessoas)
- 2 Embalagens de massa folhada;
- 200 g de gambas, cruas e descascadas;
- 100 g de miolo de berbigão;
- 12 Ameijoas frescas;
- 2 dl de natas;
- 1 Dente de alho descascado;
- 1 Gema de ovo;
- 1 Cubo de caldo de marisco ou caldo de marisco;
- 4 Colheres sopa azeite;
- Salsa picada ou coentros q.b.;
- Sal q.b.;
- 4 Formas de canudo ou Folha de Cartolina e Papel de Alumínio.
Preparação:
Para as cornucópias:
Pode optar por comprar cornucópias numa pastelaria ou supermercado para fazer esta entrada. Contudo, caso pretenda fazê-las, é só seguir as nossas instruções.
Caso não tenha formas de canudo, faça dois cones de cartolina e forre-os com papel de alumínio. Unte as formas com um pouco de margarina.
Ligue o forno a 220°C.
Estenda a massa folhada e corte-a em tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras à volta dos cones, até os cobrir na totalidade (começando pelo bico, tentando deixar as uniões das tiras para o mesmo lado).
Coloque-os no tabuleiro e pincele a parte superior com a gema de ovo. Leve ao forno durante 15 minutos aproximadamente.
Quando estiverem douradinhas, retire-as do forno soltando cuidadosamente as formas.
Para o recheio:
Previamente, coloque as ameijoas em água e sal para libertarem a areia.
Leve um tacho ao lume com o azeite um dente de alho picadinho e deixe aquecer.
Junte as gambas, o berbigão, as ameijoas escorridas e o cubo de caldo de marisco (eu aproveitei o caldo de marisco que fiz com as cascas e cabeças do camarão).
Mexa durante alguns minutos e em seguida acrescente as natas.
Deixe ferver até obter um molho cremoso.
Rectifique de sal e retire do lume.
Recheie as cornucópias com este preparado e coloque-as no prato conforme a fotografia.
Pode utilizar salsa ou coentros picadinhos para finalizar o prato consoante o seu gosto pessoal. Eu optei por flores comestíveis, neste caso amores-perfeitos do meu jardim, para complementar a decoração.
Bom apetite!
A Filha