Nada como uma mesa repleta de família e amigos…melhor ainda, se essa mesa estiver bem decorada e nela estiverem os pratos típicos da época.
Não é necessário um grande investimento para decorar uma mesa, necessita apenas de alguns elementos básicos e alguma criatividade.
Brinque com os têxteis e a loiça que guarda nos armários, coordene as toalhas com caminhos de mesa e tornará a sua decoração mais requintada. A utilização de elementos básicos lisos facilita a harmonia do conjunto e só tem que se preocupar com os detalhes. Siga a sua intuição, divirta-se e surpreenda-se.
Se preferir seguir as novas tendências, abdique das típicas toalhas natalícias e prepare a sua mesa sem toalha alguma. Recorra a jogos americanos, caminhos de mesa e crie destaque através de arranjos de flores, ramos, frutas e até mesmo de legumes.
Se pretender um toque mais rústico, pode sempre utilizar rodelas de madeira como sousplat, (prato base). Desta forma decora e protege a sua mesa das superfícies quentes dos pratos.
Reutilize e reinvente os adereços decorativos que possui. Seja arrojada(o) crie novas tendências, os seus convidados vão adorar.
Na sugestão apresentada, trouxemos para a mesa o azevinho, com o contraste de apontamentos verdes sobre o vermelho.
Repare nas argolas de guardanapo. Com arame, pinhas e algumas peças recicladas de decorações de natal, antigas e inutilizadas, obtém um resultado surpreendente.
Velas são presença assídua nas nossas mesas.
Utilize espelhos para conferir requinte ao conjunto.
Seja cuidadosa(o) na colocação dos talheres e copos, são pormenores que fazem toda a diferença. Seja uma anfitriã digna de uma estrela Michelin!
Se pretender uma mesa formal, os copos são colocados do lado direito. O mais próximo do prato é o copo da água, seguido do copo de vinho tinto. O copo de espumante coloca-se atrás dos outros copos.
Nas flutes, colocámos purpurina comestível dourada no rebordo e uma vareta de açúcar no interior. Curiosamente, nos últimos anos, alguns enólogos defendem que nem a taça nem a flute são copos adequados para servir espumante, uma vez que a primeira peca por excesso e a segunda por defeito, não permitindo o aroma sair nem o vinho respirar. Recomendam que este vinho seja servido no copo correspondente, neste caso no copo de vinho branco. Mas, ainda que tecnicamente desajustado, continuamos a preferir a elegância de uma flute.
Sem sair do tom, mostramos-lhe outra inspiração.
O arranjo de mesa dificilmente escapa a ser o centro das atenções.
Para finalizar, aproveitámos alguns dos ramos de uma árvore de Natal inutilizada e demos-lhes nova vida, criando pequenas coroas, decoradas com fitas de seda, que aplicámos nas cadeiras.
Espero que tenha gostado.
Boas festas!
A filha
Para conhecer algumas ideias e as nossas decorações de Natal clique nos nomes: