Rosas de Batata

Ainda o Inverno vai a meio e é já grande a ansiedade pela Primavera carregadinha de flores, para nos animarem um pouco nesta época tão complicada para todos.

Decidimos por isso antecipar um pouco o espírito da Estação, trazendo para a nossa mesa umas belas e deliciosas rosas de batata.

Ingredientes:

  • 4 Batatas medias;
  • 40 g de manteiga derretida;
  • Flor de Sal q.b.;
  • Pimenta preta q.b.

Preparação:

Lave as batatas, descasque-as e corte-as em fatias muito finas, com a ajuda de um cortador (quanto mais finas as fatias, mais fácil é moldar as rosas).

Coloque-as numa taça, com água suficiente para as cobrir. Não mude a água pois o amido é importante para que a batata mantenha a forma. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Derreta a manteiga. Reserve.

Corte quadrados de papel vegetal e forre as formas para empadas. Comprima o papel entre duas formas para obter um molde melhor. Pincele com manteiga.

Em seguida faça uma tira com as fatias de batata, conforme a fotografia, iniciando com as fatias mais pequenas e acabando com as maiores. Inicie com 10 fatias e vá aumentando se necessário

Pincele a tira com a manteiga derretida e tempere com sal e pimenta.

Comece a enrolar pela parte mais estreita, apertando entre as duas mãos, para que a forma da rosa não se perca. Após enrolar, coloque de imediato na forma e, se necessário, acrescente algumas fatias extra.

Pincele as suas rosas com a manteiga derretida e leve-as ao forno durante cerca de 25 minutos, cobertas com papel de alumínio para não queimarem.

Teste o cozimento na base das rosas com um espeto.

Deixe arrefecer um pouco, desenforme com cuidado e salpique com flor de sal.

Bom apetite!

A Filha

Espreite nos links abaixo algumas das nossas receitas testadas e aprovadas:

(Visto 5 vezes, 5 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.