Pera Rocha Bêbada

Esta receita foi-nos enviada pela amiga Maria do Rosário, directamente da Pedra do Ouro, concelho de Alcobaça, terra de reconhecimento oficial da Pera Rocha.

Esta pera deve o nome ao Sr. Pedro António Rocha, que a promoveu junto dos amigos, tradicionalmente durante o mês de Setembro, para degustar a qualidade invulgar e única dos frutos nascidos de uma robusta e misteriosa Pereira existente na sua fazenda na região oeste de Portugal.

90 Anos depois, este fruto teve reconhecimento oficial devido à sua beleza, sabor e capacidade de conservação. Ganhou fama por cá e além-fronteiras enquanto representante oficial de Portugal (DOP- Denominação de Origem protegida).

Passemos então à receita.

Ingredientes:

  • 9 Peras Rocha (nem muito maduras, nem muito verdes);
  • 300 ml de Vinho Tinto;
  • 300 ml de água;
  • 5 Colheres (de sopa) de açúcar aproximadamente;
  • 3 Paus de canela;
  • 9 Cravinhos;

Preparação:

Escolha as peras cuidadosamente. “Nem muito maduras, nem muito verdes. Devem ter de preferência o pezinho, para ficarem mais bonitas (cit. MR).

Retire a casca das Peras (deixando o pedúnculo intacto) e coloque-as num tacho juntamente com os restantes ingredientes. Tape e leve a cozer em lume brando.

Vire-as cuidadosamente para que não fiquem com diferentes tonalidades, agarrando-as pelo pedúnculo e girando-as com a ajuda de uma colher de pau ou silicone, (sugestão da nossa amiga  para que não fiquem marcadas). Rectifique o açúcar.

Devem ficar envolvidas em calda abundante pelo que, se necessário, pode acrescentar um pouco de vinho/água ao tacho durante a cozedura.

Quando estiverem prontas, retire-as para uma taça. Acrescente a calda que deve assemelhar-se a um xarope.

Se pretender, junte um cálice de Vinho do Porto à calda após retirar as peras.

Têm um aspecto delicioso não têm?

Testámos e aprovámos. Maria do Rosário, muito obrigada pela partilha da receita e pelas fotos que a acompanham.

Beijinhos para a Pedra do Ouro – Alcobaça.

E você? Tem alguma receita que queira partilhar connosco? É só enviar-nos por email, mensagem privada (Facebook) ou através dos comentários no final de cada artigo do nosso blog. Com ou sem fotografia, como preferir.

Até breve!

A Filha

Espreite nos links abaixo algumas das nossas receitas:

(Visto 13 vezes, 13 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.