Focaccia

Panis focacius, como era designado na antiga Roma, a Focaccia é o mais remoto e ancestral parente da pizza. Continua, por mérito próprio, popular até aos dias de hoje por toda a Itália, tendo cada região a sua especialidade.

Mas não é só na terra que a viu nascer que esta iguaria é muito apreciada. Cá em casa também é muito popular. Eu sou uma das suas maiores fãs. Adoro a textura, o perfume e o sabor inconfundíveis.

A receita não é fácil…mas também não é assim tão difícil. Requer paciência e atenção mas recompensa os mais audazes.

As minhas Focaccias são sempre confeccionadas com farinha de manitoba, devido à sua força e flexibilidade. Consegue encontrar esta farinha em alguns hipermercados como o Apolónia ou Auchan (procure farinha para pizzas da marca Auchan). Vai fazer toda a diferença.

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha sem fermento;
  • 700 ml de água;
  • 150 ml (aprox.) de azeite extra virgem;
  • 25 g de sal;
  • 10 g de açúcar;
  • 30 g de fermento de padeiro.

Preparação:

Unte um tabuleiro de aproximadamente 30 cm por 42 cm com azeite (a proporção adequada para uma focaccia de 600g a 1kg, é um tabuleiro de 30 cm por 40 cm). Reserve.

Utilize um pouco da água, se possível morna, para dissolver o fermento e o açúcar. Reserve.

Numa taça grande, coloque a água, o azeite e o sal. Adicione metade da farinha e mexa até obter uma massa espessa, mas ainda liquida.

Junte o fermento e o açúcar e trabalhe a massa acrescentando gradualmente a restante farinha. Retire a massa para uma bancada e sove-a bem. Durante este processo pode untar as mãos com azeite para facilitar.

A massa deve ficar homogénea, estruturada com uma textura mole. Resista à tentação de colocar mais farinha.

(Pode facilitar todo este processo utilizando uma batedeira com o gancho adequado para bater massa. Nesta caso, deve colocar primeiro os ingredientes secos, depois o fermento dissolvido na água e em seguida o azeite. Bata por cinco minutos em velocidade baixa e outros cinco em velocidade alta.)

Volte a colocar a massa na taça, cubra com um pano húmido e deixe-a repousar durante 35 minutos num local quente e seco.

Coloque a massa no tabuleiro. Vai verificar a sua elasticidade. Espalhe-a um pouco e com um pincel unte-a com azeite para não criar crosta. Deixe repousar por mais 30 minutos.

Volte a espalhar a massa até cobrir a totalidade do tabuleiro, polvilhe com sal e deixe levedar por mais 30 minutos.

Faça marcações com a ponta dos dedos na parte superior, uniformemente e salpique generosamente com água e azeite (uma medida de água para duas de azeite. Pode usar um borrifador se preferir). Volte a deixar descansar por mais 60 minutos.

Esta massa cresce, mas nunca dobra de tamanho.

Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a 250º C. Após 10 minutos retire. Cubra com os ingredientes da sua preferência, neste caso utilizei cebola roxa, tomate, pimento, azeitonas, presunto, orégãos, alecrim e tomilho e volte a colocar no forno por mais 10 minutos. No total vai assar cerca de 20 minutos.

Confirme o grau de cozedura com um palito e retire do forno.

Hum…nada como tirar do forno uma focaccia acabada de assar.

Bom apetite!

A Filha

Conheça algumas das nossas receitas clicando nos links abaixo:

(Visto 1 vezes, 1 visitas hoje)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.